POR QUE ESTAMOS NOS SENTIDO SEM ENERGIA E INSTÁVEIS?

alguém se sentindo desanimada e exausta???

ao longo do último ano, muitas pessoas passaram a experimentar enorme dificuldade para se concentrar, organizar suas tarefas, além do sentimento de estagnação, apatia e vazio. trata-se de um fenômeno bastante comum durante a pandemia.

                o impacto psicológico da pandemia no brasil

    • em texto recém publicado no new york times, o psicólogo adam grant  nomeou esse quadro: languishing, cuja melhor tradução seria “definhamento”. “parece que você está se arrastando pelos dias, vendo sua vida através de uma janela embaçada”, escreveu adam. o termo foi tomado emprestado do sociólogo corey l. m. keyes, a partir de seu estudo entitulado o continuum dac saúde mental: do definhamento ao florescimento na vida, que propõe o entendimento da saúde mental a partir de um continuum no qual o florescimento corresponderia à plena saúde, passando então pelo definhamento e, por fim, a depressão.

      para adam, portanto, muitas pessoas estariam mais propensas a se encontrar exatamente nesse vácuo entre a saúde mental plena e o  adoecimento psiquiconem uma coisa, nem outra.

      essa espécie de lugar nenhum, que reflete a dificuldade em nomear o que sentimos agora, diz respeito a uma realidade que se fez presente de maneira brutal, sem que ainda tenhamos tido tempo ou material suficientes para elaborá-la. curiosamente, grant tenta inverter essa lógica ao nomear exatamente o que não conseguimos ou talvez não possamos dar nome. além disso, corre-se o risco de chamar de definhamento o que talvez não seja uma coisa só.

      traduzir as múltiplas formas de sofrimento durante a pandemia na palavra definhamento pode limitar ainda mais as chances de reflexão. existem vantagens quando nomeamos o que sentimos. ajuda a buscar estratégias de enfrentamento e oferece alento a quem sofre, fazendo perceber que outras pessoas também passam por situações semelhantes. mas não devemos perder de vista o risco em se reduzir a uma sigla ou única nomeação o que é da ordem singular.

      talvez não estejamos definhando, mas apenas tentando sustentar, cada um à sua maneira, o peso que a pandemia nos trouxe. em momentos difíceis, como o que atravessamos, mais vale abrir espaço para a dúvida e escuta do que encerrar a questão com termos limitantes. significa dizer que cada pessoa que se encontra desmotivada, sentindo-se estagnada, vazia ou com dificuldade para lidar com suas emoções, deveria contar com algum espaço de apoio em saúde mental.

       

mas temos aqui algumas dicas pra você manter sua energia vital...
procurar manter uma rotina mais ou menos regular de atividades, exercício físico, práticas de autocuidado como meditação (5 minutos por dia) ou mindfulness, evitar consumo excessivo de álcool, inserir intervalos de relaxamento durante o trabalho (10 minutos para ouvir uma música, lanchar, ou simplesmente não fazer nada), práticas zen como acupuntura e massagem também podem ser úteis.
seguimos aqui com pensamentos positivos, pra que tudo isso passe logo!
aqui nosso mantra já é: SAÚDE, FORCA E VITALIDADE!! 
se cuidem!! LOTS OF LOVE!!!