PINK IS PUNK – high-high rock

PINK IS PUNK

uma cor punk, poderosa, bonita! - enaltece a beleza e vibra o amor!

nos últimos anos, não há cor mais subversiva que o rosa. é o momento perfeito pra questionar os cliches de que a cor é apenas um símbolo de feminilidade. o pink é punk! e é a sociedade que define os sentidos das cores.

revela os estereótipos do rosa ao longo da história e como seu simbolismo variou de década pra década. usado na MODA em culturas ocidentais e não ocidentais desde o século 18 até os dias atuais.

o tom vibrante de rosa, conhecido por aqui como "rosa choque", foi criado pela estilista francesa elsa schiaparelli (1890-1973) nos anos 1930. considerada à frente de seu tempo, em sua autobiografia "shocking life", ela conta: "a cor surgiu como um flash na frente dos meus olhos. brilhante, impossível, imprudente, atraente, cheia de vida para dar. uma cor chocante (daí o 'shocking' em inglês), pura e intensa", escreveu.

também foi o rosa o tom de protestos políticos de jovens rebeldes nos anos 1960 e 70. um triângulo rosa era utilizado para identificar homossexuais em campos de concentração e tornou-se um símbolo do ativismo gay.

o rosa também passou a ser a cor das feministas liberais como símbolo da força e não da condição.

a música e a moda foram veículos fundamentais de difusão e de formatação do movimento punk. as duas linguagens estão interligadas desde o começo. em 1971, vivienne westwood e seu marido malcolm mclaren abriram em londres, a loja let it rock, que vendia objetos e roupas do tipo rock and roll dos anos 1950, estilo que viria a inspirar o punk.

em 1972, a loja mudou de nome para too fast to live, too young to die e passou a vender criações de vivienne como camisetas com estampas pornográficas e roupas de couro, de influência fetichista. por ser muito ousada, a loja teve problemas com a justiça e mudou de nome novamente para SEX ostentando em sua fachada um grande letreiro em plástico PINK e malcolm mclaren, para divulgar a loja, inventa uma banda de rock: os SEX PISTOLS.

a banda sex pistols se torna não apenas a grande divulgadora do estilo da sex como uma das maiores bandas da história do rock, sedimentando o punk como um movimento cultural e estético influenciando a contemporaneidade.

a banda CLASH já declarou que o pink é a “melhor cor do rock and roll”.

assim como a maioria das bandas punk rock se apropriam também do uso da cor PINK seja em figurinos, capas de discos ou posters.

sendo assim, não discutimos... >>> o PINK É PUNK!